MOVIMENTO ISRAELITA NAZARENO DO BRASIL

Estudo da Torah - Parashah

Estudo da Torah - Parashah

Algumas singelas informações importantes acerca do CICLO TRIENAL DE LEITURA DA TORAH:

Estamos no começo e aos poucos buscaremos o aperfeiçoamento do CICLO TRIENAL de acordo com sua forma mais primitiva, pois este método segue sendo o mais bíblico, no entando sofreu alguns pequenos ajustes, uma vez que este método é hoje adotado pelo judaísmo progressita, alguns seguimentos conservadores, reconstrucionistas, alguns messianicos e nazarenos ( Sar Shalom Brasil). Aos poucos a diretoria do Sar Shalom estará dando mais novas informações, até que tenhamos o domínio e o conhecimento do ciclo completo da Torah que é o CICLO DE SETE ANOS (SHEMITAH) (3+3+1 ou 3,5 + 3,5).

1. A Torah

 

"Porque o objetivo da Torah é o Mashiach para justiça de todo aquele que Nele confia". Romanos 10.4

 

O Método Trienal nos possibilita conectar-nos ao verdadeiro sistema de estudo e leitura da Torah exatamente como foi entregue por YHWH, na ordem (seder) correta, isto é, sua Palavra foi entregue numa sequencia que está de acordo com o calendário revelado e os eventos mais importantes que estão relacionados às estações e aos tempos apontados que são as festas de YHWH. Vamos ver um exemplo: no método judaico babilonico o livro de Devarim é concluído no sétimo mes que de acordo com a tradição oral é onde se dá o Rosh haShanah (ano novo rabínico) e a conclusão da 54ª parshiot (leitura da torah) se dá na festa de Tabernáculos (Sucot) e a renovação do ciclo anual de leitura se renova depois de uma festa rabínica denominada de Simchah Torah se dá o início da leitura do Livro de Bereshit (Genesis), este método nos causa um constragimento pois nenhum destes eventos tais como: ano novo, simchah torah se dá no sétimo mes. Alguns comentam que os Samaritanos que vive ainda nos dias de hoje em Israel, desdenham e faz pouco caso dos Judeus ortodoxos, pois estes últimos seguem a leitura da Torah fora dos eventos ocorridos e das estações e dos tempos apontados em que a Torah foi revelada e entregue.

No método Trienal a leitura do livro de Bereshit inicia-se no primeiro mes do ano novo bíblico que é o mês de Avive ou Nisan ( Março/abril), no primeiro shabat antes da Pessach, pois a Criação se deu segundo se acredita no mês de Avive onde inicia-se a primavera, e a leitura da Torah não poderia se iniciar em outro momento a não ser no mes de Avive o principio dos meses do ano. O livro de Devarim (Deuteronomio) encerra o Ciclo Trienal de leitura da Torah e justamente se encerra no mês de Adar (Março/Abril) que segundo alguns estudiosos e segundo a tradição judaica, foi no mes de Adar que o profeta Mosheh morreu e que coincide com os últimos discursos de Mosheh que está registrado em Devarim (Deut). O Livro de Devarim no sistema Trienal começa no princípio do Sétimo mes (Tishrei) e encerra no final do décimo mês (Adar). Segundo se acredita que na SHEMITAH ( Ano Shabático que é a soma de sete anos) o livro de Devarim era lido e interpretado para as massas de peregrinos Israelitas que se ajuntavam no ano shabático para ouvir a instrução nacional da Torah, aí sim, podemos dizer que neste período tinhamos um simchah torah "alegria pela torah".

"9 E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do YHWH, e a todos os anciãos de Israel. 10 E ordenou-lhes MOSHEH, dizendo: Ao fim de cada sete anos, no tempo determinado do ano da remissão, na festa dos tabernáculos (SUCOT), 11 Quando todo o Israel vier a comparecer perante o YHWH ELOHEIKHA, no lugar que ele escolher, lerás esta TORAH diante de todo o Israel aos seus ouvidos. 12 Ajunta o povo, os homens e as mulheres, os meninos e os estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam e aprendam e temam ao YHWH vosso ELOHIM, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta TORAH; 13 E que seus filhos, que não a souberem, ouçam e aprendam a temer ao YHWH vosso ELOHIM, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual ides, passando o Jordão, para a possuir". Devarim/Deut. 31.9-13

 

2. A Haftarah

"10 Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da compaixão que vos foi dada, 11 Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito do Mashiach, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que o Mashiach haviam de vir, e o esplendor que se lhes havia de seguir. 12 Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pela Ruach haKodesh enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar". I Kefah/ I Pedro 1.10-12

No sistema trienal podemos verificar uma quase perfeita ordem das HAFTAROT (porções dos profetas) que coincidem com as profecias messianicas registradas no Talmude Nazareno (Brith Chadashah) que apontam e se cumprem no Rabino Yahushúa de Nazaret, na verdade há também uma ordem nos assuntos e nas leituras dos profetas, é importante o resgate da ordem exata das profecias perfeitamente conectadas as leituras da Torah, como está escrito:

"17 E foi-lhe dado o rolo do profeta Isaías; e, quando abriu o rolo, achou o lugar em que estava escrito: 18 A Ruach de YHWH é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, 19 A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do YHWH(shemitah, jubileu). 20 E, cerrando o rolo, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. 21 Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos".

No método Anual imposto pela supremacia farizaica muitas das porções dos profetas que originalmente eram lidas nas sinagogas e que de alguma forma fortalecia a figura messianica do Rabino Yahushúa de Nazaret foram intencionalmente mudadas em sua ordem ou simplesmente retiradas, veja em minhas notas um estudo que fiz acerca deste assunto:

"O que houve com a Haftarah de Isaías capítulos 53 e 61?

Pasmem !!! o Judaísmo rabínico e farizaico que faz oposição radical contra o Messias Nazareno, retirou do estudo semanal da lição da TORAH e dos PROFETAS as Haftarot de Isaías capítulos 53 e 61, além de outros textos proféticos que apontam e declaram que Yahushúa é o Messias de esperado de Israel, verás que estas duas Haftarot de Isaías 53 e 61 são citadas no Talmude Nazareno em Atos dos Apóstolos 8.26-35; Lucas 4.16-21; Observe que estas duas haftarot faziam parte do estudo semanal da torah e dos profetas no dia de Shabat. Entenda que isto ficou registrado no talmude nazareno e que os Netzarim foram a 25ª escola de Judaísmo no segundo templo, e que praticavam um judaísmo autentico, mas a questão é que tantos netzarim e outras correntes estudavam estas duas Haftarot no dia de Shabat, mas o que Houve? porque o judaísmo rabínico retirou estas duas haftarot messianicas? um grande incomodo! pois sabiam eles que estas duas haftarot declaram abertamente que Yahshúa é o messias ! este foi o principal motivo! Com a mudança das posições e leituras exatas das referidas Haftarot, assim de uma vez afastaram grande parte dos Yahudim das leituras dos textos e profecias que indicam claramente o Messias !

A Haftarah é a porção dos profetas em harmonia e intencionalmente semelhante com a parashá hashavuá/que é porção semanal de estudo da Torah.Os Netzarim Shaul e Barnabéh seguiam esta regra de estudos (Parashá semanal mais a Haftarah), leiamos:

"E, depois da lição da Torah e dos profetas (Haftaráh), lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai". Atos dos Apóstolos 13:15; Leia os pasukim/versículos 15-41 e veja e aprenda com o Rabbi Shaul como se faz um pésher que é um comentário da Torah, e observe que ele aprofeitava a Haftarah para anunciar a Yahushúa como o messias de Israel.

Amados Irmãos Nazarenos, prezados estudantes da Torah, vamos pois Restaurar a posição destas duas Haftarot (Isaías capítulos 53 e 61) no estudo da lição da Torah e dos Profetas!

Eís a minha proposta e segue a devida posição destas duas haftarot:

RESTAURAR A HAFTARAH DA PARASHÁ DE NÚMERO 29

PARASHÁH 29 Acharei Mot (Depois da morte)Vayikra/Levítico 16:1-18:30
*Haftaráh Ajarei Mot RESTAURADA: Yeshayahu-Isaías 52:13 até 53:1-12
**Haftarah RABÍNICA Yejezkel (Ezequiel) 22:1-22

RESTAURAR A HAFTARAH DA PARASHÁ DE NÚMERO 51

PARASHÁH 51: Nitzavim (Parados) Devarim 29:9(10)-30:20
*Haftaráh Nitzavim RESTAURADA: Yeshayah (Isaías) 61:1 até 63:9

**Haftarah RABÍNICA: Yeshayah (Isaías) 61:10-63:9

A Haftaráh em Atos 8.32,33 corresponde a Isaías 53.7,8

A Haftaráh em Lucas 4.18,19 corresponde a Isaías 61.1,2"

 

3. Tehilim (Salmos)

"Ali farei brotar a força de Davi; preparei uma lâmpada para o meu ungido". Salmos 132.7

"Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre". Salmos 69.21

"E logo um deles, correndo, tomou uma esponja, e embebeu-a em vinagre, e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber". Mattitiyahu/"mateus" 27.48

 

No método Trienal o livro de Tehilim( Salmos) é introduzido, nós Yisraelitas nazarenos ficamos felizes com a oportunidade de estudarmos sistematicamente um dos mais belos e espirituais livros do Tanakh, com o claro objetivo de exercitarmos nosso espirito e alongarmos nossa alma até a sua fonte que está em Yahushúa Kadmon o Homem celestial!

O Livro de Salmos é uma coletanea de Hinos especiais e Kadosh, cada Salmo está relacionado a várias áreas e assuntos dos mais diversos, tendo como eixo principal o louvor, a adoração e a exaltação de YHWH o poderoso de Israel.

Podemos também veridicar o espirito messianico no livro dos Salmos, também denominados de Salmos Messiânicos.

Veja alguns dos salmos que contém referências diretas ou simbólicas ao Mashiach Yahushúa.

(1) o Messias como Rei, 2; 45; 72; 110; 132:11

(2) Seus sofrimentos, 22; 41; 55:12-14; 69:20-21.

(3) Sua ressurreição, 16.

(4) Sua ascensão, 68:18.

 

4. Alguns termos importantes

 *Sidrah: a Seção Semanal da Torah (Chumash ou Pentateuco), também chamado de Parashá

*Parashiyot: Porções da Torah

*Sidrot: Todas as porções ou seções de um livro da Torah

*Sedarim: Todas as Ordens das porções dos livros da Torah

 

5. O Seder ( Ordem) da Sidrah (Porção semanal)

 

A. Seder(número da Sidrah ou parashá)

B. Data da leitura

C. Porção da Torah

D. Haftarah/porção dos Profetas

E. Porção dos Salmos

F. Porção do Talmude Nazareno

 

Observação: O Número de porções da Torah e dos demais livros e porções complementares, no sistema Trienal o aumento de porções é muito grande, o que se torna interessante o estudo e as leituras, pois será uma média de 02 capítulos por porção, já no sistema anual seria 05 capítulos do porção. O Objetivo do sistema Trienal é ser um sistema de leitura breve e que possibilita uma melhor pesquisa e aprofundamento por parte de qualquer leigo ou principiante da Torah, como bem disse um Sábio: " O criador foi o primeiro a fazer o comentário de sua Torah, e quando o fez foi de uma forma simples, singela, objetiva, cativante, poderosa e com autoridade, Ele o Kadosh só usou no sermão DEZ PALAVRAS que são os Dez mandamentos". Uma lição para o sistema Anual que é longo, enfadonho e pesado, enquanto que o sistema Trienal é " de jugo suave e de fardo leve" igual ao Mashiach!

 

6. O Método de Estudo da Torah do Mashiach

"32 E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?" Lucas 24.32

O Método do Rabino Yahushúa de Nazarent com relação as leituras da Torah era sem dúvida o sistema Trienal. Qual a sequencia ou Sedarim (ordem das Sidrot ou Seções da Torah) que ele utilizava quando "Abria" as Escrituras? Eis a resposta:

"44 E disse-lhes: São estas as palavras (doutrinas) que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Torah ("lei") de Mosheh, e nos Profetas(Haftarot) e nos Salmos". Lucas 24:44

Esta é exatamente a ordem das Sidrot (Seções) que se utiliza no Sistema Trienal da qual Yahshúa haMashiah utilizava como Método: TORAH, PROFETAS, SALMOS. Nós os seus discípulos estamos restaurando este sistema de leitura e estudo da Torah, adotando-o como método original que foi outorgado por Yahshúa ao seu povo Yashuanim ( Comunidade dos crentes em Yahshúa). O Ciclo Trienal é o sistema antigo dos Israelitas nazarenos, como está descrito no Talmude Nazareno:

"21 Porque Mosheh, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada Shabat é lido nas Sinagogas". Atos dos Apóstolos 15.21

 Selah! Medita!

Shalom Shalom,

Eved Pekidut. Uriel Ben Levy Ben Shalom

Min. Sar Shalom Brazil

beitlevy@hotmail.com