MOVIMENTO ISRAELITA NAZARENO DO BRASIL

Estudos Netzarim

Estudos Netzarim

 

Estudo Nazareno: Qual o significado das Escrituras Hebraicas?

by Uriel Ben Levy

____________________________________________

"Examinais os Ketuvim(Escrituras),

porque vós cuidais  ter nelas a vida eterna,

e são elas que de mim testificam". Yachanan/João 5.39

_____________________________________________

 

Amados irmãos em YAHSHÚA haMoshiach,

Quero vos brindar com este singelo e prático manual de compreensão das Escrituras “sagradas”. Pedimos a Yahshúa Shekhinah de YHWH que abra nosso entendimento para que possamos discernir e compreender os oráculos escritos de abba YAH! Amein!

 

1. O Tanakh

 

A "Bíblia" é chamada no meio Israelita de TANAKH.

O Tanakh são os Oráculos escritos de YHWH.

O Tanakh é a Emunah de Israel.

Emunah em hebraico significa: confiança fiel, fé, isto é, a Regra de Fé e prática e por meio da qual um Israelita regulamenta toda sua vida.

Assim está escrito no Talmude Bavli: “Bendito é YHWH quem deu uma Torah Tripla a seu povo, que está composto por três partes".

Os Nazarenos não denominam as Escrituras hebraicas de “BÍBLIA”, pois este é um apelido substituto do nome TANAKH, esta substituição foi imposta pelos chefes gregos da Igreja cristã, pois tudo que tinha sabor judaico foi renomeado para nomes gentílicos ou pagãos, portanto a denominação “BÍBLIA” é falsa. Os Sábios de Israel e os Nazarenos nunca chamaram o Tanakh de Bíblia, mas sempre chamaram as Escrituras de KITVEI HAKODESH(Escrituras “Sagradas”) ou TANAKH, pois as escrituras são HEBRAICAS!!!

 

2. Torah Tripla?

 

"A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua Torah é a verdade." Tehilim/Salmos 119.142

Torah Emet! A Torah é a verdade!

A Torah Tripla(instrução de YHWH) está composta por três partes, que são:

1.    T = TORAH = Instrução

2.    N = NEVIIM = Profetas

3.    K = KETUVIM = Escritos

Estas três partes formam o acróstico TANAKH

 

3. Qual o propósito do Tanakh?

 

“E que desde a tua meninice fostes instruídos na KITVEI HAKODESH (as sagradas Escrituras), que podem fazer-te sábio para a salvação, da EMUNAH que há em Yahshúa Hamashiah”. 2 Timóteo 3:15

 

O Pastor Timóteo  discípulo do apóstolo Paulo era filho de uma mãe judia, como tal, foi instruído no Tanakh desde cedo aos cinco anos de idade. O Tanakh na passagem de II Tim. 3:15 é denominado de KITVEI HAKODESH, que significa em língua hebraica: AS ESCRITURAS “SAGRADAS” ou melhor dizendo: OS ESCRITOS PUROS! Exatamente um eufemismo para as ESCRITURAS HEBRAICAS originais, também significa: AS ESCRITURAS DO KADOSH, isto é, Os Escritos de YHWH!!.

O Rabbi Yah salvador de Israel nos diz em Yachanan 5:39

"Examinais os Ketuvim(Escrituras), porque vós cuidais  ter nelas a vida do eterno,e são elas que de mim testificam".

O Amo Yahshúa chama as Escrituras de KETUVIM, que na língua hebraica significa: ESCRITOS, ESCRITURAS, isto é, as Escrituras puras dos Hebreus-Israelitas.

Yahshúa nos diz exatemente que o Tanakh são os oráculos escritos de YHWH  e que estes Escritos especiais dão testemunho Dele e que nestes Escritos podemos encontrar os ensinos para adquirir e receber a vida que vem do eterno YAH.

Portanto o Tanakh são os Oráculos escritos de YHWH, foi dado a Israel para indicar o Caminho que se deve andar, mostrar a verdade absoluta e condicionar aos fiéis um estilo de vida de acordo com a vontade soberana de YHWH. Tudo que é um Israelita necessita saber, deve-se em primeiro lugar fazer um exame no Tanakh e por fim aplicar e desenvolver um estilo de vida fundamentado na Verdade absoluta de YHWH, na Torah, nos Profetas e nos Escritos.

 

4. Qual a Natureza do Tanakh?

 

“Toda a Escritura foi escrita no ESPIRITO DE ELOHIM , e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça.” II Tim. 3:16 ( versículo corrigido segunda a Peshita aramaica hebraica)

 

 

Cremos portanto que todo o Tanakh é inspirado e jamais deve ser acrescentado ou diminuído ou rejeitado. O Tanakh deve ser entendido no espírito de Yahshúa haMashiach, isto é, sendo ele o Messias de Israel, o ungido de YHWH, nele reside o verdadeiro entendimento e conhecimento de toda sabedoria de YHWH. Esta chave de conhecimento do Tanakh foi transmitida aos Apóstolos Nazarenos, este conhecimento foi redigido no chamado ESCRITOS NAZARENOS(KETUVIM NETZARIM) também chamado de BRIT CHADASHAH (PACTO RENOVADO) e é segundo a fé dos Israelitas Nazarenos um SEFER HAKODESH, um escrito inspirado.

 

“E vi um Malakh Rav(Mensageiro grande), bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? E disse-me um dos Zakenim: Não chores; eis aqui o ARIEH MISHEVET YAHUDAH (leão da tribo de Judá), a raiz de David, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos”. Revelação 5:2,5

 

 

 

5. Na época de Yahshúa e dos Apóstolos, o que eles liam ou examinavam?

 

 

 

Vejamos estas passagens do Pacto renovado:

 

 

Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as escrituras Lucas 24:45

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5:39

Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim. Atos dos Apóstolos 17:11

E chegou a Éfeso um certo Yehudi/judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras. Atos dos Apóstolos 18:24

E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Yahshúa Hamashiah. 2 Timóteo 3:15

Procura apresentar-te diante de Elohim aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Devar haEmet(palavra da verdade)> [Torah]. 2 Timóteo 2:15

 

Como vemos aqui, os nazarenos usavam tão somente as ESCRITURAS HEBRAICAS e nelas esquadrinhavam todo o conhecimento que tinham necessidade conforme o Espirito de YAH ia operando e revelando tudo e sobre todos a vontade e a verdade de YHWH. Naturalmente ainda não existia editado nos dias apostólicos a Brit Chadashah(Pacto renovado) ou os Livros da “Nova” Aliança como conhecemos hoje!.

Como vimos acima, os Nazarenos são adeptos apenas e somente das ESCRITURAS HEBRAICAS também chamadas de TANAKH, KITVEI HAKODESH e ESCRITURAS “SAGRADAS” OU PURAS, e dia e noite está desejoso em aprender e conhecer os ensinamentos administrados pelo espírito de Yahshúa na assembléia dos purificados pelo seu sangue. Sempre os Israelitas nazarenos buscam nas raízes hebraicas do Tanakh aquilo que necessitam para o crescimento espiritual e pela indicação do espírito da profecia de Yahshúa tem chegado âmago do entendimento e do discernimento espiritual também conhecido como Halakhah(O modo de Caminhar na presença de YHWH). Os Nazarenos não reconhecem o Talmude, a Mishnah, os Midrashim, e a Cabalah como livros inspirados e nem como sendo uma segunda Torah ou Torah Oral, achamos que estes livros contém alguns bons ensinamentos que podem ser confirmados pelo TANAKH, para os Israelitas nazarenos somente o TANAKH e a BRIT CHADASHAH são inspirados.

 

Vejamos este importante testemunho de um historiador cristão acerca da habilidade dos Netzarim/Nazarenos quanto ao valor por eles dado ao estudo das escrituras sagradas:

"Mas estes sectários... não se chamavam de cristãos - mas de 'nazarenos'... contudo, são simplesmente judeus completos. Eles não só usam o Novo Testamento como também o Antigo Testamento, como o fazem os judeus... Eles são bem treinados no hebraico. Pois dentre eles a Torá inteira, os Nevi'im (Profetas) e... os Ketuvim (Escritos)... (Epifânio; Panarion 29)

 

Recapitulando, as três partes que compõe a Torah são:

T = TORAH = Instrução

N = NEVIIM = Profetas

K = KETUVIM = Escritos

 

6. Os Livros do Tanakh e suas divisões

 


 1.Toráh | Instrução |



B'reshit "No princípio" Génesis

Shemot "Nomes" Éxodo

V'yqrá "E chamou" Levítico

B'midbar "Nos Deserto" Números

Devarim "Palavras" Deuteronomio

 

 

2.Nevi'ím | Profetas |



*Os primeiros profetas

 

 

Ya-hoshea "Yahwéh Salva" Josué

Shoftim "Juízes" Juízes

Sh'muel alef  1º Samuel
Sh'muel bet  2º Samuel

Mela'him alef  1º Reis
Mela'him bet  2º Reis



*Os últimos Profetas

 

 

Ye'shaYahu "Yahwéh tem Salvado" Isaías

Ye'rmYahu "Yahwéh faz nacer, Yah exalta" Jeremías

Ye'hezqEl "O Fortalece" Ezequiel

 

*Teré Asar ( Os doze Profetas menores, também faz parte da secção dos últimos profetas)

 

 

Hoshea "Salvação" Oséas

YoEl "Yahwéh é Elohim" Joel

Amós "Carregar uma carga, vigoroso" Amós

OvadYah "Servo de Yahwéh" Abdías

Yonáh "Pomba" Jonás

Mikháh "Quem é como Elohim" Miquéas

Nakhum "Consolo" Nahum

Chabaquq "Abraço" Habacuc

TzefanYah "Tesouro de Yahwéh" Sofonías

Chagay "Festivo" Hageu

ZekarYah "Yahwéh Recorda" Zacarías

Malakí "Meu Mensageiro" Malaquías

 

 

3.Ketuvim | Escritos |



Tehilim "Salmos/Hinos/Cánticos" Salmos

Mishléi "Alegorias/Provérbios" Provérbios

Yob "Perseguido" Job

 


* Os cinco Meguilot (Rolos)

 


Shir Hashirim "Cántico de Cánticos" Cântico dos cânticos

Rut "Amiga" Rut

Eikháh "Ai!!!" Lamentacões

Qohelet "Pregador" Eclesiastes

Ester "Estrela" Ester


Daniel
"Elohim é meu Juiz" Daniel

Ezráh "Ajuda" Esdras

NekhemYah "Yahwéh Consola" Nehemías

D'brei hayamim alef "Palavras do dia 1" 1º Crônicas

D'brei hayamim bet "Palavras do dia 2" 2º Crônicas

 

 

 

Conclusão:

 

 

Queridos irmãos e amigos nazarenos, Examinemos pois o Tanakh pois nele achamos a vida do eterno! Andemos pois de acordo com os Oráculos Escritos de YAH ¡ Baruch haShem YHWH!

 

O Conhecimento é fruto da expiação pelo sangue do Messias Yahshúa, por tanto devemos entender e crer Nele conforme está escrito no Tanakh e de acordo com a Operação do Espirito do Kadosh YAH que opera eficazmente naqueles que receberam o seu filho  em seus corações e em cujas bocas se pronuncia e se invoca o nome verdadeiro de YHWH.

 

Se tu desejas hoje mesmo receber a revelação de Yahshúa em teu coração e crer que de fato Ele é o messias e Salvador de Israel, e que somente no sangue e no nome de Yahshúa tu podes alcançar o perdão dos teus pecados e seres aceito na comunidade dos eleitos de Israel . Rogo e recomendo-te nas mãos de YHWH e sejas bem vindo a nossa irmandade e comunidade Israelita Nazarena.

 

Selah! Pensa!

 

 

Ministerio Nazareno Sar Shalom

 

E-mail: beitlevy@hotmail.com