MOVIMENTO ISRAELITA NAZARENO DO BRASIL

Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

Limudah - Capítulo 1

Limudah - Capítulo 1

Perek áleph(capítulo 1)                                    

              i.            Há dois caminhos, um de vida e um de morte; Entretanto há certamente uma grande diferença entre estes dois caminhos.

          ii.            Portanto o caminho da vida é este: Primeiro, deveis amar a *Alhym, que vos criou. Segundo, ao próximo como si mesmo. E vós nunca devereis fazer a outros aquilo que não desejais que os outros vos façam.

       iii.            E destes provérbios, o ensino é este: Bendizei a todos os que vos amaldiçoam, e fazei uma *tefilah pelos vossos inimigos, e jejuai por todos aqueles que vos perseguem. Pois o que há de bom em amar apenas àqueles que vos amam? Acaso não fazem os *goyim o mesmo? Mas vós deveis amar àqueles que vos odeiam; e vós não tereis inimigos.

       iv.            Abstenham-se dos desejos carnais e mundanos. Se alguém vos golpear na face direita, oferece a ele a outra também. Esta prática vos levará à *shelemah. Se alguém vos pede para caminhar uma milha, em vez disso  vá com ele duas . Se alguém vos tomar a túnica, dai também a ele o vosso casaco. Se alguém tomar algo de vós, não cobreis de volta, pois que proveito há nisso?

 

          v.            Dai a todo aquele que pedir a vós, e não pedi nada em troca, porque a *ratzon do *Abba, é que tudo seja dado de nossas próprias *berakhot, as quais são dádivas gratuitas. Feliz é aquele que dá de acordo com os *mitzvot , pois ele é inocente. A aflição é para aquele que recebe, pois se tendo necessidade para receber, ele é inocente. Entretanto aquele que recebe sem ter uma necessidade genuína será punido. Porque recebeu? E para que? Ele será confinado e examinado relativo as coisas que ele fez, e não poderá escapar até que devolva a última moeda.

 

Contudo agora, também relativo ao presente, tem sido dito: Que a vossa *tsedakah fique suada pela firmeza da palma de vossas mãos, até que vós compreendais completamente a quem se deve dar.


Glossário:


Alhym = Forma arcaica para "Elohim"; Criador.

Tefilah = Prece, oração

Goyim = Gentios, Nações, Pagãos, Um não Israelita.

Shelamah = Completo, perfeito

Berakhot = (Plural) Bençãos

Ratzon = Vontade agradável de YHWH

Abba = Forma carinhosa para Pai (paizinho)

Tsedakah = Justiça, Obra de caridade para com os pobres